Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES – JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - JIEEM 

 O Jornal Internacional de Estudos em Educação em Educação Matemática – JIEEM é uma publicação quadrimestral. O recebimento de artigo para tramitação é feito com base na originalidade, significância e contribuição científica.

1 Procedimentos para Submissão de Artigos: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não terem sido publicados e/ou submetidos em outro periódico ou coletânea. O procedimento adotado para aceitação é o seguinte:

 • Primeira Etapa: seleção técnica dos artigos, verificando se atende as normas da revista e/ou Vancouver; ao escopo da revista, aos critérios relevância e adequação às diretrizes editoriais;

 • Segunda Etapa: parecer a ser elaborado por no mínimo dois consultores “ad hoc”, de forma cega, isto é, sem o conhecimento dos nomes por parte dos pareceristas e dos autores. No caso de os pareceres não serem conclusivos, ou divergentes, o artigo é enviado a novos pareceristas. Sendo que a aceitação final é de responsabilidade do Editor Geral e dos Editores Científicos.

1.1 Línguas: São aceitos artigos redigidos em inglês, português, ou em outro idioma se aprovado pelo Conselho Editorial.

2 Tipos de Colaborações Aceitas pela Revista: são aceitos trabalhos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:

2.1 Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. As publicações de caráter científico devem conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo e Palavras-chave; Abstract e Keywords; 1)Introdução;2)Material e Métodos; 3)Resultados e Discussão; 4)Conclusão; e Referências (com DOI).

2.2 Artigos de Revisão: Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos da avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e bibliografia relacionando as publicações significativas e atualizadas sobre o assunto. Devem conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; 1)Introdução; 2)Desenvolvimento (incluir os procedimentos de busca e seleção dos artigos utilizados na revisão d e outras subdivisões 2.1, 2.2...); 3)Conclusão; e Referências (com DOI).

 3 Forma de Apresentação dos Artigos

3.1 Os artigos devem ser digitados em editor de texto Word no formato .doc, em espaço 1,5 linha, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12.  A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens (3 cm). Não deve ultrapassar 25 laudas.

3.2 A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

3.2.1 Folha de rosto personalizada contendo:

• Título em português e inglês.

• Nome de cada autor, seguido por afiliação institucional, titulação por ocasião da submissão do trabalho e e-mail de contato. Recomenda-se que o artigo tenha no máximo 6 (seis) autores. Caso esse número seja excedido, deve ser descrita a participação de cada um dos autores no trabalho.

• Resumo em português (mínimo de 200 e máximo de 250 palavras), redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado; e palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5). O resumo deve iniciar com a problematização, seguido dos objetivos, metodologia, resultados e finalização com a conclusão. 

• O Abstract obedecer às mesmas especificações para a versão em inglês, seguido de keywords.

 3.2.Texto de acordo com as especificações recomendadas para cada tipo de colaboração.

•As citações bibliográficas devem ser de acordo com as normas APA.

 • Tabelas/Quadros, com as respectivas legendas. As tabelas/quadros devem ser formatadas no sentido retrato e não (nunca) em paisagem. Ser numeradas na sequência que são citadas no texto. As legendas e o título devem ser autoexplicativa, e sempre conter a Fonte dos dados.

 3.2.3 Referências no estilo APA. Devem conter todos os dados necessários à identificação das obras, incluindo o DOI, dispostas em ordem alfabética.

A seguir, alguns modelos de referências dos principais tipos de documentos:

 3.2.3.1 Artigos em periódicos

Light, M. A. & Light, H. (2008). The geographic expansion of Mexican immigration in the United States anr its implications for local law enforcement. Law Enforcement             Executive Forum Journal, 8(1), 73-82

Herbst-Damm, K. L. & Kulick, J. A. (2015). Volunter support, marital status, and the survival times of terminally ill patients. Health Psychology, 24, 225-229. doi:                        10.1037/0278-6133.24.2.225

 3.2.3.2 Livros

Toro Alvarez, F. (2001). El clima organizacional: Perfil de empresas coloimbianas. Medelin, Colombia: Cincel.

 3.2.3.3  Capítulos de Livros

Haybron, D. M. (2008). Philosophy and the Science of subjective well-being. In M. Rid & R. J. Larsen, The Science of subjective well-beiing (pp.17-43). New York,                    NY: Guilford Press.

 3.2.3.4 Dissertações e teses

Adams, R. J. (2015). Building a founfation for evaluation of instruction in higher education and continuing education (Doctoral dissertation                                                             Massachissetts Intitute of aTechnology).

 3.3 Comitê e Comissão de Ética (CEP/CEUA)

Em toda matéria relacionada com pesquisa humana e pesquisa animal, os autores devem incluir no corpo do artigo, o número do processo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP e/ou pela Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA, na qual a pesquisa foi realizada.

 4 Direitos Autorais

 4.1 Artigos publicados no Jornal Internacional de Estudos e Educação Matemática - JIEEM 

Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem a JIEEM. A reprodução total dos artigos deste periódico em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es).

 4.1.1 Todos os anexos devem ser submetidos com o artigo no Portal e anexados no item. “Transferência de Documentos Suplementares”.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.